Você que possui um veículo 4×4 sabe que, apesar de ter um excelente desempenho na estrada pavimentada, ele foi projetado para algo além disso, para suportar aventuras por diversos tipos de terrenos acidentados, lama, terra, areia, neve, etc.
Porém aventurar-se no meio do mato sem nenhuma experiência, sozinho apenas com seu 4×4 pode não ser uma boa ideia, por isso vou tentar aqui dar algumas dicas para você que quer iniciar no meio offoad não se meter em furada.
Primeiramente, não é recomendável de forma alguma não sair sozinho, pois você tem maior chances de se perder, e caso o veículo venha a quebrar, ou ficar preço em algum atoleiro, será muito mais difícil contornar a situação sozinho. Sem cotar que o condutor pode vir a ter um mal estar, ou mesmo se ferir, impedindo-o de dirigir o veículo.
Ao Sair para fazer trilha, vestir-se forma adequados, as roupas precisam ser resistentes sem que impeçam você de se mover com facilidade. Calçados Impermeáveis com solados anti-derrapantes. Uma Jaqueta com bolsos, para carregar alguns objetos como lanterna, canivete, etc., e uma agenda com números de emergência e levar sempre um boné ou chapéu, para proteger-se do sol.
Outros acessórios também são essenciais para a prática do Offroad, como Equipamentos de Segurança, Estoque preventivo de combustível, água, etc. e fora isso, é principalmente é necessário ter bom senso, paciência e é claro, habilidade. Para atravessar determinados trechos do terreno são necessárias técnicas, que você só vai adquirir com muita prática.
Logicamente, existem diversas peças e Acessórios que podem facilitar muito o seu trabalho, vou tentar dar alguns exemplos aqui:
Pneus Offroad: cada tipo de terreno exige um tipo de Pneu Diferente, Enquanto trilhas muito extremas são Recomendáveis os Pneus MT e 100% Offroad, pelos gomos mais espaçados que previnem que o 4×4 fique atolado, os Pneus AT 50% / 50% tem uma performance melhor em terrenos arenosos, como Dunas / Praias. Saiba mais sobre esses Pneus Clicando Aqui.
Guinchos: Eventualmente você ficará preso em um atoleiro, e só conseguirá sair com a ajuda do guincho. O Modelo e a Potência do Guincho varia muito, deve-se escolher o guincho que tem uma capacidade de tração suficiente para arrastar o seu 4×4. Deve-se destacar que a capacidade de tração do guincho tem que ter bem superior ao peso do veículo, pois o atrito causado em contato com o solo, e a lama do atoleiro aumentará muito o peso do veículo.
Cabo de Aço ou Kevlar?
O Guinchos possuem dois tipos de cabos, os de aço e os de Kevlar, ambos possuem a mesma finalidade. Os cabos fabricados em materiais metálicos em geral, são muito mais baratos que os cabos em Kevlar, porém os cabos em material sintético valem cada centavo investido. Os motivos disto são:
1. Não enferruja
Não será necessário lubrificar o cabo de aço ao fim da trilha para evitar a oxidação, basta apenas lavar com água e sabão neutro.
2. Peso
O Cabo de Aço adiciona de 15 à 20kg ao seu veículo, enquanto o Kevlar apenas 2kg, o que força menos o guincho.
3. Manuseio Fácil
Caso você por algum motivo precise manusear o cabo, é muito mais fácil manusear um cabo de Kevlar com 2 kg, do que um de Aço com cerca de 20kg, não sendo necessário a utilização de luvas para manuseio.
4. Segurança
Devido à elasticidade do cabo de Kevlar ser muito maior que a do de Aço, ele não retém tensão sob pressão, o que impede o chamado “Efeito Chicote” que acontece nos cabos de Aço. Mesmo que o cabo arrebente, não corre o risco de machucar ninguém, diferente dos cabos de Aço, que ao romper-se tendem à ir em direção ao veículo, causando danos ao veículo e muitas vezes acidentes com vítimas.
Cinta de Ancoragem / Cinta Reboque: As cintas para reboque são fabricadas em material sintético (Polipropileno, poliamida ou poliéster), e são encontrada em diversos modelos, com ou sem Gancho.
Da mesma forma que o Guincho, a Cinta ao arrebentar sofrerá o chamado efeito “chicote”, por este motivo, a cinta reboque com Gancho deve ser usada apenas para com a ajuda de algum tipo de ancoragem, pois caso ela venha a arrebentar, a ancoragem impedirá o gancho de ir em direção ao veículo, por isso a cinta reboque com gancho é popularmente conhecida como cinta de ancoragem.
Prancha de Desatolagem: São úteis para livrar-se de qualquer tipo de atoleiro, mas são especialmente úteis em terrenos arenosos como prais, dunas, etc. Pois caso seu 4×4 fique atolado neste tipo de terreno, pisar no acelerador sem um calço resultará em uma espécie de “efeito escavadeira”, os pneus do veículo, principalmente os de gomos mais espaçados, como os MT e 100% Offroad farão o carro afundar ainda mais na areia. E neste tipo de situação, dificilmente você terá por perto algo que possa servir de apoio para prender o cabo de aço do Guincho.
Veja um exemplo do que não fazer ao ficar preso nesse tipo de situação:
Como pudemos perceber, ao ficar nessa situação, tentar acelerar sem o devido equipamento irá te fazer afundar ainda mais.
Bloqueio de Diferencial: Como já mostramos anteriormente a função do Diferencial e do Bloqueio de Diferencial (clique aqui para acessar a Matéria) darei aqui apenas uma noção básica do Bloqueio de diferencial e porque ele é importante: Basicamente ele serve para que, caso seu veículo perca a tração em uma ou mais Rodas devido a buracos, lama, etc. o que impedirá o veículo de se mover, o Bloqueio de diferencial irá transferir o torque das rodas sem tração para as rodas que estão tracionadas. O Que permitirá mover-se mesmo com uma das rodas (sem tração) no ar.
Suspensão: Em certos tipos de terreno, a travessia torna-se muito complicada sem um bom sistema de amortecimento, tanto os Amortecedores quanto as Barras Estabilizadoras ajudam a absorver os impactos e fornecem muito mais estabilidade para seu 4×4.
Prevenindo-se antes de ir para a Trilha
Como qualquer tipo de esporte, a pratica segura do offroad requer além de equipamentos de Proteção para prevenção de acidentes, acessórios de emergência, pois mesmo que estejamos preparados, acidentes podem acontecer.
Veja abaixo uma lista de Acessórios de segurança Básica para a Prática de Offroad
Quebra-mato
Feito originalmente para proteger a dianteiro do jipe, em incursões por regiões de mata fechada, o quebra-mato hoje é usado como acessório decorativo em muitos 4×4. Mas, em trilhas ainda é útil, quando em um choque com algum obstáculo natural, pode absorver parte do impacto, minimizando os danos nas partes dianteiras do veículo, como o faróis, lanternas, radiador e carroceria.
Alguns modelos já vem equipados com o berço para instalação do guincho, neste caso, é bom se informar sobre como o acessório será instalado no seu veículo, pois o guincho é pesado e em serviço pode danificar os pontos de fixação, se forem mal dimensionados.
Santo-Antônio
Fundamental para proteção dos ocupantes em caso de capotamento, o “santo-antônio” deve ser instalado por pessoal especializado, que fixe corretamente o equipamento na carroceria do veículo. Procure por modelos de marcas reconhecidas, que tenham certificado de garantia e protejam de fato os ocupantes em uma situação de risco.
Gaiola
É um acessório para quem pratica off road em competições como rally, raid e indoors . O equipamento protege todo o habitáculo contra capotamentos radicais, e pode-se ver sua eficiência nos acidentes que acontecem em provas off-road, quando o carro praticamente desintegra e o piloto sai andando sem maiores conseqüências.
Este equipamento, que deve atender a normas internacionais de segurança, também deve ser instalado por pessoal qualificado.
Capacete
Item de segurança obrigatório entre pilotos e navegadores em praticamente todas as provas off-road. São construídos em material super resistente como o Kevlar, e alguns modelos são equipados com interfone, que permite o contato entre o piloto o navegador.
Banco concha
Projetado para acomodar o piloto/navegador, tem como função também, manter o corpo preso ao banco em curvas de alta velocidade, quando os encostos laterais o mantém seguro na melhor posição para manobrar o veículo.
Cinto de segurança
Existem modelos especiais para competição, que em conjunto como banco concha prendem o piloto com a máxima segurança, evitando que o corpo balance muito durante a prova, e ainda mantendo-o preso em caso de acidentes mais sérios.
Freio a disco
Este é para quem tem um 4×4 mais antigo, equipado com freios de lona e tambor nas quatro rodas. Fácil de adaptar, o kit de freio a disco garante frenagem mais eficiente mesmo quando molhado após a travessia de um rio, coisa que o sistema de lonas não garante.
Normalmente vendido para instalação nas rodas dianteiras, pode também ser montado nas quatro rodas. Quando decidir instalar um kit de freio a disco, informe-se com a loja ou oficina sobre o modelo dimensionado corretamente para seu 4×4, pois o uso de um kit mais barato nem sempre é sinônimo de qualidade, tome cuidado.
Equipamentos Essenciais em caso de Emergência
Além de tudo que foi citado até agora, existem também acessórios de emergência.
- Kit de Primeiros Socorros
- Caixa de Ferramentas
- Macaco
- Galão para água e Combustível
- Extintor
- Luva para Manutenção
Entre outros.
É provável que alguma coisas tenham ficado de fora, como por exemplo os Faróis de Milha, que tornam-se essenciais para trilhas noturna, porém o principal está aí.
Para Finalizar: Jeep Club
Os Jeep Clubes são uma excelente opção opção para você que está iniciando no meio Offroad, pois neles você consegue ter contato com diversas pessoas já experientes, e participara de Trilhas para Jeepeiros iniciantes, que acontecem com frequência nesses Clubes. Essas trilhas tem o objetivo de demonstrar técnicas de direção e orientações de Segurança. Sem contar dicas relacionadas à peças e acessórios, o que pode te impedir de levar “gato por lebre” na hora de trocar alguma peça ou acessório do seu 4×4.
Bom, por hoje é só. Lembre-se: segurança e bom senso sempre!